quinta-feira, 28 de maio de 2009

Lixo Marinho: você já ouviu falar?

Por Juliana do Sul

Toda atividade humana gera lixo. Plástico, papel, metal, isopor, vidro, madeira, borracha, enfim, tudo que descartamos quando consideramos que aquele resíduo já não tem mais utilidade. O lixo tem sua a origem no consumo desenfreado pelo qual passa a humanidade. É a chamada “Era dos Descartáveis”, que gera um ciclo aparentemente sem fim, entre comprar, usar e jogar fora. Convivemos com este ciclo e, consequentemente, com o lixo desde crianças. A nossa familiaridade com o lixo faz com que seja difícil entendê-lo no contexto da poluição marinha. É fácil perceber. Quando ocorre um derramamento de petróleo, seja na baia da Guanabara, seja em um arquipélago remoto no Oceano Pacífico, somos logo bombardeados com informações pela mídia. Mas, o que acontece quando um amigo seu joga um copinho plástico na praia? Ou quando um desconhecido descarta a bituca de cigarro, do seu lado, naquela praia que você frequenta desde garoto. Nada! Isso não é noticiado. E se, como em um derramamento de petróleo, todos os frequentadores da praia lançam seus resíduos na areia, criando um verdadeiro “tapete” de plástico? Isso também não é noticiado. Mas acontece sempre, todos os dias, ao redor do planeta. Muitas vezes, nós usuários da praia, não percebemos. Ou fingimos não ver.

A partir desta abordagem inicial fica fácil definir o lixo marinho. Este constitui todo aquele resíduo sólido (o lixo que nós produzimos) que chega aos ambientes costeiro e marinho por qualquer fonte. As fontes são usualmente definidas como fontes baseadas em terra (usuários de praias, rios, sistemas de drenagem de esgotos, entre outros) e fontes baseadas no mar (navios, barcos de pesca, plataformas de exploração de petróleo). As consequências diretas da presença de lixo marinho são a perda da qualidade estética, gastos exorbitantes com limpezas públicas, diminuição do turismo, danos a embarcações e barcos de pesca, diminuição dos estoques pesqueiros, ingestão e emaranhamento pela biota marinha, entre outros. São problemas ambientais e humanos que se cruzam e com certeza não há beneficiados.
Diversos aspectos relacionados à presença do lixo no ambiente vem sendo estudados por pesquisadores em todo mundo, inclusive no Brasil, desde a década de 1970. Este problema vem sendo cada vez mais documentado, ganhando destaque em revistas científicas internacionais como a Nature e a Science. Os plásticos, que constituem entre 60-80% do lixo marinho, são atualmente considerados como um dos cinco principais problemas de poluição marinha, juntamente com hidrocarbonetos de petróleo, água de lastro, eutrofização e outros.
Em uma parceria entre o EcoDesenvolvimento. org e a Associação Praia Local Lixo Global (Global Garbage), diversos especialistas que vem estudando o tema lixo marinho em diferentes estados brasileiros e com diferentes enfoques apresentarão em uma coluna mensal suas opiniões e vivencias relacionadas ao tema. Diferentes aspectos serão abordados, dando ao leitor a oportunidade de conhecer mais sobre assuntos relevantes relacionados à poluição por lixo marinho.
Acreditamos fortemente que a disseminação destas opiniões e conceitos junto à sociedade pode sim interferir positivamente na mudança de atitude de cada um, somando esforços na busca de soluções para o problema do lixo marinho. Assim, convidamos todos à leitura, e deixamos aqui um ensinamento: que nas praias do nosso planeta, os únicos resíduos sejam os castelos de areia!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Audiência pública - delimitações nas áreas de pesca e surf no RS

A hora da UNIÃO O dia 02 de junho será mais um marco na história do Surf gaúcho. Às 9 horas, será realizada uma audiência pública, que irá tratar das delimitações nas áreas de pesca e surf, na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, da Assembléia Legislativa do Estado (Terceiro andar) . (Praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre/RS).

A Federação Gaúcha de Surf (FGSurf), juntamente com o deputado estadual Sandro Boka, convocam a todos os praticantes de esportes náuticos, pescadores, surfistas, simpatizantes e profissionais da mídia para participar desta grande mobilização em prol da vida.

Lembramos a todos que somente com a UNIÃO de todos venceremos esta luta em defesa da vida.

“Praia segura, Surf legal”

Gabriel de Mello

Assessoria de Comunicação da Federação Gaúcha de Surf -

domingo, 17 de maio de 2009

Egressos dos cursos de Oceanografia do Brasil (1974-2008)

Segue uma análise de dados sobre os oceanógrafos graduados no país,conforme levantamento realizado pelo nosso colega Krug

Os cursos de Oceanografia do Brasil graduaram 2.221 Oceanógrafos no período 1974-2008 A tabela e as figuras abaixo mostram a quantidade de graduados por ano e a contribuição relativa de cada instituição de ensino superior – IES que oferecem curso de graduação neste domínio do conhecimento.






Materiais de Educação Ambiental para download

A quem interessar há um blog onde existe uma série de cartilhas de Educação Ambiental disponíveis para download gratuito.
Para conhecer acesse
http://wagneroliveiragoias.blogspot.com

Assista às reuniões do CONAMA

O Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (PROAM), entidade ambientalista paulista integrante do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) está disponibilizando em seu site, no link TV PROAM, os vídeos das reuniões do CONAMA.

http://www.proam.org.br

Conama reúne empresários e trabalhadores para debater educação ambiental

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) começa a ouvir empresários e sindicalistas, para mapear os programas de educação ambiental nos dois segmentos e sua sintonia com o Ministério do Meio Ambiente. A Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conama pretende abrir um canal de diálogo com os dois setores, que começa com pela realização do seminário Desafios e Perspectivas da Educação Ambiental no Setor Empresarial, nesta quarta-feira (6), às 8h30, no auditório do Bahia Othon, Av. Oceânica 2294, Ondina, em Salvador, na Bahia. O fórum vai até quinta-feira (7) e discute, também, a proposta de regulamentação do Artigo 3º da Lei 9.795/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental.

O encontro é realizado em parceria entre a Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA e o Governo da Bahia e reúne pesos pesados do setor empresarial, como a Confederação Nacional da Indústria, Confederação Nacional dos Transportes, Petrobras, Furnas Centrais Elétricas, além do MST e organizações não governamentais, como a Oca Brasil e Novos Curupiras, e universidades federais. A idéia é proporcionar a troca de experiências em programas ambientais para nortear as políticas públicas no setor.

A gerente de Projetos do Departamento de Educação Ambiental (DEA) do MMA, Mônica Serrão, explicou que o seminário levantará subsídios que o Conama utilizará na elaboração de resolução envolvendo educação ambiental e licenciamento. Além disso, será discutida a responsabilidade socioambiental e a questão do licenciamento “e é importante marcar a diferença entre as duas questões”, afirma.

Fonte: MMA

SELEÇÃO BOLSA DOUTORADO - FURG

Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica
SELEÇÃO Bolsa DOUTORADO (GD) ? CNPq
(R$ 1800,00 / mês)
Área: OCEANOGRAFIA ANTÁRTICA
O Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (GOAL), sediado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), está selecionando aluno(a) para realizar, em nível de DOUTORADO, o desenvolvimento de projeto acadêmico-científico sobre a circulação costeira e oceânica no entorno da Península Antártica. Os dados a serem utilizados pelo aluno são oriundos das ações do GOAL apoiadas pelo Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e de bancos de dados oceanográficos de vários países que atuam na região. As atividades do aluno serão desenvolvidas no âmbito do projeto SOS-CLIMATE (http://goal.ocfis.furg.br) e do recém criado INCT da Criosfera (http://www.cnpq.br/programas/inct/_apresentacao/inct_criosfera.html ) .
O candidato escolhido terá o seu nome encaminhado à Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica da FURG. Caso aprovado, passará a fazer parte do referido programa na área de Oceanografia Física e será contemplado, imediatamente, com o seguintes benefícios:
1. Bolsa de Doutorado padrão CNPq (hoje R$1800,00/mes) por 24 meses, com possibilidade de renovação por mais 24 meses nos termos do edital CNPq 070/2008.
Os interessados devem atender aos seguintes requisitos:
1. Ter graduação em área das ciências Exatas e da Terra (ou afins);
2. Ter Mestrado em área das ciências Exatas e da Terra (ou afins);
3. Estar disponível para realizar cruzeiros oceanográficos ligados ao projeto;
4. Enviar cópia digital do seu Curriculum Lattes (http://lattes.cnpq.br; não serão aceitos outros formatos), juntamente com uma breve explanação de até 15 linhas no corpo do email das razões de estar se candidatando ao projeto de Doutorado em questão. O email deve ser enviado para o coordenador do Projeto, Dr. Mauricio M. Mata no endereço oceano.polar@gmail.com . No email deve constar como assunto INSCRIÇÃO PARA BOLSA DE DOUTORADO EDITAL MCT/CNPQ Nº 70/2008.
5. Estar apto a iniciar imediatamente, caso selecionado, as atividades junto ao Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica da FURG (http://www.oceanfisquigeo.furg.br).
INSCRIÇÕES: 13/05/2009 a 23/05/2009

A equipe AOCEANO - Seção Regional Rio Grande do Sul
está a sua disposição para qualquer questão pelo email
aoceano.rs@aoceano.org.br