quinta-feira, 25 de junho de 2009

Comissão Baleeira Internacional prolonga por um ano suas negociações

Os 85 Estados membros da Comissão Baleeira Internacional (CBI), reunidos em Funchal (Portugal), decidiram prolongar por um ano as negociações sobre o futuro da organização, anunciou nesta quarta-feira (23) a porta-voz da organização, Jemma Miller.

Há vários anos a CBI está paralisada pela disputa entre os países caçadores de baleias e os países protetores da espécie que exige que se mantenha a proibição da pesca comercial, em vigor desde 1986.

Para sair do atoleiro, a CBI encarregou em 2008 a um "grupo de trabalho reduzido" a realização de avanços nos temas considerados mais urgentes, negociando um acordo interino para cinco anos.

Estas negociações não alcançaram um resultado satisfatório e a comissão decidiu intensificar seus esforços para concluir os acordos no mais tardar em 2010.

O Japão encabeça os países "pró-caça" e impugna a moratória de 1986, sendo que, apesar desta proibição, a frota baleeira japonesa captura cerca de 1.000 baleias por ano alegando "caça científica". (Fonte: Yahoo!)

Lua de Saturno possui sob superfície oceano salgado, diz pesquisa

Qua, 24 Jun, 04h04

Redação Central, 24 jun (EFE).- Encélado, uma das luas geladas de Saturno, oculta sob a superfície do polo sul um oceano salgado, de acordo com cientistas alemães e britânicos, que publicam hoje a descoberta na revista "Nature".
O achado pode ter implicações para a busca de vida extraterrestre e para entender como são formadas as luas planetárias, afirmam.
Jürgen Schmidt, da universidade alemã de Potsdam, e Nikolai Brilliantov, da universidade britânica de Leicester, chegaram a esta conclusão após estudar os gêiseres de vapor e gás e as minúsculas partículas de gelo lançados do polo sul de Encélado a centenas de quilômetros no espaço.
A sonda "Cassini" descobriu os jatos em 2005 durante prospecção de Saturno.
Com a ajuda da Universidade alemã de Heidelberg e do também alemão instituto Max Planck, de física nuclear, os cientistas fizeram experiências em laboratório e analisaram dados procedentes do Analisador de Poeira Cósmica de Cassini.
Eles confirmaram que as partículas geladas expulsas pela Encélado contêm quantidades substanciais de sais de sódio, "o que sugere a presença de um oceano salgado a grande profundidade".
O estudo indica também que a concentração de cloreto de sódio nesse oceano pode ser tão elevada quanto a dos oceanos na Terra.
Esta é a primeira prova experimental direta da existência deste oceano salgado, ao qual Schmidt e Brilliantov já se referiram em outro artigo na "Nature" em 2008, ao explicar que os jatos de vapor eram expulsos com maior força que as partículas de poeira.
Essa força significa a existência de água líquida sob a superfície, e as teorias sobre a formação de satélites sugerem que quando um oceano líquido está em contato durante milhões de anos com o núcleo rochoso de uma lua se trata de um oceano salgado.
Encélado é um de três únicos corpos extraterrestres no sistema solar no qual ocorrem erupções de pó e vapor, e é um dos poucos lugares, além de Terra, Marte e da lua Europa, de Júpiter, onde os astrônomos têm provas diretas da presença de água. EFE

http://br.noticias.yahoo.com/s/24062009/40/saude-lua-saturno-possui-sob-superficie.html

quarta-feira, 10 de junho de 2009

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A ELEIÇÃO LOCAL DA DIRETORIA DA SEÇÃO REGIONAL DO RIO GRANDE DO SUL DA AOCEANO

Porto Alegre, 08 de junho de 2009.

Prezado Associado,
A Comissão Especial Eleitoral instituída para conduzir o processo de Eleição Local da Diretoria da Seção Regional do Rio Grande do Sul da AOCEANO, conforme define o Art. 43 do Estatuto, assim como as determinações tiradas da Assembléia Geral Extraordinária especialmente convocada para discutir o processo de lançamento das eleições, realizada em 03 de abril de 2009 na cidade de Balneário Camboriu, vêm por meio deste Edital, CONVOCAR o processo eleitoral para a Eleição da Diretoria da Seção Regional do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Oceanografia, para o mandato do biênio 2009/2011.
Assim, convocamos todos os associados, aptos a votar e ser votado, a participarem deste processo eleitoral, ao mesmo tempo em que solicitamos a apresentação das chapas e nominatas (candidaturas) para fins de preencher os cargos eletivos para a Diretoria da Seção Regional do Rio Grande do Sul.
Lembramos nessa oportunidade que a Diretoria das Seções Regionais, conforme Art. 30 do Estatuto é integrada, exclusivamente, por sócios individuais efetivos e composta de, no mínimo, Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Tesoureiro, e de, no máximo, Presidente, Vice-Presidente, 1° Secretário, 2° Secretário, 1° Tesoureiro e 2° Tesoureiro, sendo obrigatório quando da apresentação das candidaturas para as chapas concorrentes à Diretoria Regional que todos os cargos sejam ocupados por candidatos aptos a serem votados.
Destaca-se que todos os candidatos a cargos eletivos, assim como os eleitores, conforme dispõe o Art. 5º do Estatuto e o Art. 35 e o Art. 36 do Regimento Interno, deverão estar em dia com a Tesouraria Geral da AOCEANO, para votarem e serem votados.
O processo de Eleição da Diretoria da Seção Regional, portanto, terá início em 08 de junho de 2009 com o envio deste Edital a todo o quadro social da Seção Regional através de email eletrônico e, também, publicação no site da AOCEANO-RS. O término do processo de envio do Edital aos associados se encerrará no dia 12 de junho de 2009, conforme prevê o Art. 40 do Regimento Interno.
O término do processo eleitoral dar-se-á em 11 de agosto de 2009, conforme Art. 38 do Estatuto. Anteriormente à finalização do processo eleitoral, caberá à Comissão Especial Eleitoral dar encaminhamento a todo o processo eleitoral, cabendo a esta Comissão a incumbência de receber as candidaturas das chapas concorrentes à Diretoria da Seção Regional, e posteriormente, proceder ao envio dos kits eleitorais aos sócios aptos a votar, e após a realização da apuração dos votos, elaborar a ata, e fazer a homologação dos vencedores da Eleição Local, assim como também, realizar a posse dos membros na data definida por este Edital.
Para que se proceda ao processo eleitoral da Eleição Local a Comissão Especial Eleitoral estará recebendo, entre os dias 15 de junho e 03 de julho de 2009, conforme Art. 41 do Estatuto, a apresentação das candidaturas das chapas concorrentes à Diretoria da Seção Regional. Cada chapa concorrente à Diretoria da Seção Regional poderá indicar até 2 (dois) fiscais, conforme define o Art. 44 do Estatuto, que terão como função acompanhar as eleições e a toda a apuração dos votos a ser realizada no dia 05 de agosto de 2009. Os fiscais deverão ser indicados até o dia 03 de julho de 2009 juntamente com a apresentação da candidatura da chapa concorrente à Diretoria da Seção Regional.
As candidaturas das chapas concorrentes à Diretoria da Seção Regional, assim como dos nomes dos fiscais devem ser encaminhadas à Comissão Especial Eleitoral – Rua Liberdade, nº 120, sala 203; Bairro Rio Branco, Porto Alegre, RS; CEP 90420-090.
Entre os dias 06 e 10 de julho serão encaminhadas as correspondências aos associados aptos a votar, contendo o “Kit de Eleições” com as chapas concorrentes para a Diretoria da Seção Regional, as instruções do processo eleitoral, a cédula de votação, e ainda, os envelopes para a realização da votação, conforme Art. 43 do Regimento Interno.
Observa-se que o prazo máximo para o recebimento do voto enviado pelo associado através de correspondência será dia 05 de agosto de 2009, até às 18 horas.
A apuração do processo eleitoral será realizada pela Comissão Especial Eleitoral no dia 05 de agosto de 2009, a partir das 18:00 horas, na Rua Liberdade, nº 120, sala 203; Bairro Rio Branco, Porto Alegre, RS; através do acompanhamento dos fiscais indicados por cada chapa concorrente, conforme define o Art. 50 do Regimento Interno.
No dia 06 de agosto de 2009 será publicada a Ata da Eleição, dando então por encerrado o processo eleitoral regido por este Edital.
A posse da nova Diretoria da Seção Regional do Rio Grande do Sul será no dia 11 de agosto de 2009 às 20:00 horas, na Rua Liberdade, nº 120, sala 203; Bairro Rio Branco, Porto Alegre, RS.
Para uma melhor visualização das ações e datas limites importantes neste processo eleitoral, segue abaixo o cronograma resumido:


Observamos que a eleição é um ato democrático e sua importância reside no fortalecimento desta Associação, bem como da Seção Regional do Rio Grande do Sul. Sendo assim, aguardamos sua participação neste processo eleitoral.
Atenciosamente,


Oc. Janine Haase
Presidente da Comissão Especial Eleitoral


Oc. Alexandre Brandelli
Membro da Comissão Especial Eleitoral

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Cientistas admitem omissão ou descuido em artigos, diz estudo

Até 34% de cientistas estrangeiros admitem ter realizado práticas de pesquisa questionáveis, como omitir novos resultados que colocariam em xeque trabalhos anteriores ou descartar certas informações obtidas em experimentos por uma percepção subjetiva de que estão incorretas. Foi o que mostrou uma revisão sistemática de artigos sobre má conduta científica realizada por Daniele Fanelli, do Instituto para o Estudo da Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

Cerca de 2% dos pesquisadores chegaram a confessar que já fabricaram, falsificaram ou adulteraram dados para melhorar os resultados das suas publicações. A íntegra pode ser lida na revista digital Public Library of Science ONE (PLoS ONE).

Daniele examinou 3.276 pesquisas que tratam de desvios éticos na ciência. Separou 22 artigos publicados nos últimos 23 anos. Todos reúnem dados de questionários respondidos livre e anonimamente pelos próprios cientistas. Os estudos foram escolhidos por usar metodologias semelhantes que possibilitam a consolidação dos resultados.

A autora considera os porcentuais estimativas conservadoras, pois dependem da sinceridade dos pesquisadores. Declarações sobre condutas questionáveis de outros cientistas também foram consideradas nos artigos. Segundo a revisão sistemática, cerca de 14% dos estudiosos conheciam alguém que tinha fabricado ou adulterado voluntariamente dados. Até 72% disseram ter testemunhado outras práticas de pesquisa reprováveis menos graves.

Casos de plágio foram ignorados, pois o trabalho analisou somente desvios éticos que produziriam erros nos resultados científicos. Ao Estado, Daniele afirmou que a pressão do "publique ou pereça", que obriga os pesquisadores a produzir continuamente artigos científicos, explica boa parte dos deslizes.

Acostumado a revisões sistemáticas, o cirurgião Wanderley Marques Bernardo afirma que é comum encontrar trabalhos onde há fortes indícios de omissão de dados desfavoráveis ou supervalorização de resultados menores. "Algumas vezes isso ocorre por problemas involuntários de metodologia", aponta Bernardo. "Em outras, é deliberado." Ele participa do comitê técnico da Associação Médica Brasileira (AMB) que elabora as diretrizes terapêuticas baseadas em evidências científicas. "Há até mesmo um check-list para verificar se há distorções em um artigo."

O chefe de gabinete do CNPq Felizardo Penalva da Silva explica que todos os trabalhos de pesquisa financiados pelo órgão são aprovados por comitês técnico-científicos. Os relatórios de conclusão dos projetos também passam por uma avaliação. Se algum problema é identificado, o CNPq estuda caso a caso a melhor abordagem: diálogo com o pesquisador ou, nos casos mais graves, uma ação judicial para restituir o dinheiro investido ao erário. "Em caso de fraude, a maior punição para o pesquisador é o descrédito", afirma Silva. "Todas as portas vão se fechar para ele." (Fonte: Alexandre Gonçalves/ Estadão Online)

fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46055

MESSAGE ON WORLD OCEANS DAY

U N I T E D N A T I O N S N A T I O N S U N I E S

THE SECRETARY-GENERAL

MESSAGE ON WORLD OCEANS DAY - 8 June 2009

The first observance of World Oceans Day allows us to highlight the many ways in which oceans contribute to society. It is also an opportunity to recognize the considerable challenges we face in maintaining their capacity to regulate the global climate, supply essential ecosystem services and provide sustainable livelihoods and safe recreation.
Indeed, human activities are taking a terrible toll on the world’s oceans and seas. Vulnerable marine ecosystems, such as corals, and important fisheries are being damaged by over-exploitation, illegal, unreported and unregulated fishing, destructive fishing practices, invasive alien species and marine pollution, especially from land-based sources. Increased sea temperatures, sea-level rise and ocean acidification caused by climate change pose a further threat to marine life, coastal and island communities and national economies.
Oceans are also affected by criminal activity. Piracy and armed robbery against ships threaten the lives of seafarers and the safety of international shipping, which transports 90 per cent of the world’s goods. Smuggling of illegal drugs and the trafficking of persons by sea are further examples of how criminal activities threaten lives and the peace and security of the oceans.
Several international instruments drawn up under the auspices of the United Nations address these numerous challenges. At their centre lies the 1982 United Nations Convention on the Law of the Sea. It provides the legal framework within which all activities in the oceans and seas must be carried out, and is the basis for international cooperation at all levels. In addition to aiming at universal participation, the world must do more to implement this Convention and to uphold the rule of law on the seas and oceans.
The theme of World Oceans Day, “Our oceans, our responsibility” , emphasizes our individual and collective duty to protect the marine environment and carefully manage its resources. Safe, healthy and productive seas and oceans are integral to human well-being, economic security and sustainable development.

XII Congresso Brasileiro de Limnologia

de 2009 Gramado/RS
http://www.sblimno.org.br/XIICBL/

A equipe AOCEANO - Seção Regional Rio Grande do Sul
está a sua disposição para qualquer questão pelo email
aoceano.rs@aoceano.org.br