domingo, 24 de janeiro de 2010

Livro: Fundamentos da Oceanografia


O livro Fundamentos da Oceanografia, do autor norte-americano Tom Garrison, terá sua primeira edição em português lançada na Unimonte, em uma parceria entre a instituição e a editora Cengage, responsável pela publicação da obra.
A publicação aborda as principais questões relacionadas às Ciências do Mar e foi traduzido por uma equipe técnica, composta por oito profissionais da área de Oceanografia. Dentre estes profissionais, quatro são professores da Unimonte.
Com o objetivo de fornecer base conceitual a diversas áreas do conhecimento, o livro também visa servir de suporte ao aprendizado dos alunos do segmento. Os capítulos tratam, de modo independente, da história das Ciências do Mar, da estrutura e da dinâmica da Terra, além de temas relacionados à circulação atmosférica, oceanografia física clássica e processos litorâneos.
Outra preocupação presente na obra é com a análise dos problemas e dos benefícios das formas de vida no mar, discutindo a produção e o consumo de alimentos de origem marinha e trazendo uma abordagem ecológica sobre os organismos marinhos.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Licenciamento Ambiental

O curso tem como objetivo orientar os profissionais responsáveis pelos processos de licenciamento ambiental das empresas no encaminhamento do pedido, através da apresentação e análise de todas as etapas a serem cumpridas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Praia Grande/SP é multada por devastar 8 mil m² de mangue

A Prefeitura Municipal de Praia Grande foi multada em R$ 40 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por devastar uma área de 8 mil metros quadrados de mangue no bairro Guaramar. A multa foi aplicada na quarta-feira (2) por dois fiscais do Ibama. Após várias denúncias, eles compareceram ao local e flagraram crime de alteração de vegetação de área de proteção ambiental sem autorização do órgão competente. De acordo com a chefe do escritório regional do Ibama, Ingrid Maria Furlan Oberg, o local estava sendo aterrado ilegalmente com entulhos e lixo. "Estavam jogando de tudo lá. Tinha até coroa de velório", disse Ingrid. Ela afirmou que o Ibama já havia alertado à prefeitura da irregularidade.

Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que entrará com recurso contra a multa e que possuía a documentação e as autorizações necessárias para executar o serviço, porém respeitará as determinações do Ibama e paralisará a obra "momentaneamente". "A Administração Municipal ressalta ainda que a Secretaria de Serviços Urbanos está desenvolvendo apenas trabalho de manutenção na estrada das comportas, que existe há mais de 30 anos no bairro Guaramar, sem ferir a área de preservação ambiental permanente. A via funciona como barreira física contra enchentes. O serviço de manutenção tem como principal objetivo minimizar graves pontos de alagamentos no bairro Sítio do Campo", informou em nota. (Fonte: Estadão Online)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

I CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA E GESTÃO TERRITORIAL

Local: Universidade Federal do Ceará - UFC

Auditório do Departamento de Geografia Campus do Pici - Fortaleza, Ceará

Período: 22 a 24/04/2010


PROGRAMAÇÃO

Dia 22/04 - Quinta-feira

Período: Manhã

Tema: “Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial”

8:00 às 9:00h – Credenciamento

9:00 às 10:00h – Palestra

10:00 às 12:00h – Mesa Redonda

Período: Tarde

Tema: “Educação Ambiental Aplicada”

14:00 às 16:00h – Mesa Redonda

16:00 às 18:00h – Apresentação de Painéis


Dia 23/04 - Sexta-feira

Período: Manhã

Tema: “Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial”

08:00 às 09:00h – Palestra

09:30 às 12:00h – Mesa Redonda

Período: Tarde

Tema: “Gestão Territorial”

14:00 às 16:00h – Mesa Redonda

16:00 às 18:00h – Apresentação de painéis


Dia 24/04 – Sábado

Período: Manhã

08:00 às 12:00 – Mini-cursos

Período: Tarde

14:00 – Atividade Cultural

Obs.: Informações com maiores detalhamentos serão fornecidas em novas circulares.


Contatos:

E-mail: educambiental2010@ gmail.com

Telefone: (85) 3366-9856 (Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos - UFC)

A equipe AOCEANO - Seção Regional Rio Grande do Sul
está a sua disposição para qualquer questão pelo email
aoceano.rs@aoceano.org.br