terça-feira, 7 de dezembro de 2010

UA abre candidaturas para o primeiro doutoramento em Portugal em Biologia e Ecologia das Alterações Globais

Em Fevereiro de 2011, têm início as actividades lectivas do primeiro doutoramento em Portugal que abordará a área das Ciências Biológicas na perspectiva das alterações globais. Coordenado pelo Departamento de Biologia da UA, o Programa Doutoral em Biologia e Ecologia das Alterações Globais (BEAG), oferecido pela UA em co-tutela com a Universidade de Lisboa e com a participação das Universidades Federal do Tocantins e da Universidade de Brasília (Brasil). As candidaturas encerram no dia 27 de Dezembro. 


Com início previsto para o dia 1 de Fevereiro de 2011, este programa doutoral oferece formação avançada, orientada para a investigação, em diversas áreas da Biologia, com especial ênfase em aspectos de Biodiversidade e Evolução, Ecologia e relações entre o Ambiente e a Saúde.
 
A edição 2011-2014 oferece a oportunidade aos doutorandos de optar por uma das cinco áreas de especialização:  Biologia e Ecologia Tropical; Biologia e Ecologia Marinha; Ecologia e Biodiversidade Funcional; Biologia do Genoma e Evolução; ou Biologia Ambiental e Saúde.
 
As candidaturas às 20 vagas disponíveis para esta edição, coordenada pelo Prof. Amadeu Soares, Professor Catedrático do Departamento de Biologia da UA e Director-Adjunto do CESAM, são realizadas exclusivamente por e-mail. Os candidatos deverão enviar, em formato pdf, carta de motivação, currículo e cópia do(s) certificado(s) de licenciatura e, se aplicável, de mestrado parabio.direccao@ua.pt
 
Importa referir que o programa é apoiado com 15 bolsas de estudo de doutoramento, tipo mistas, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e com 15 bolsas atribuídas pela Secretaria da Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Tocantins, para projectos no âmbito do «Centro de Pesquisa Ecotropical», Brasil. O BEAG conta ainda com quatro bolsas atribuídas pela Sociedade Portuguesa da Vida Selvagem (SPVS) e uma bolsa atribuída pela Universidade de Aveiro.

A equipe AOCEANO - Seção Regional Rio Grande do Sul
está a sua disposição para qualquer questão pelo email
aoceano.rs@aoceano.org.br