quarta-feira, 23 de julho de 2008

Projeto propõe fim de despejo de água de lastro

SÃO LUÍS - O deputado Alberto Franco (PSDB) apresentou indicação solicitando que o governo do Estado envie para Assembléia Legislativa mensagem governamental, acompanhada de projeto de lei, proibindo o despejo de água de lastro ou de qualquer outro tipo de produto que cause impacto ao meio ambiente por navios dotados de tanques ou porões.

De acordo com Franco, os navios dotados de tanques ou porões, quando não estão completamente carregados, dependem do uso da água de lastro para manter a estabilidade e a integridade estrutural. Até a atualidade não tem sido encontrado um substituto melhor. Esse transporte transfere consigo microrganismos e espécies da fauna e da flora típicos de uma região para outras, o que tem gerado ameaças à ecologia, à economia e à saúde pública. O problema é de grande relevância que tem sido objeto da atenção da Organização Marítima Internacional - IMO e da Organização Mundial de Saúde - OMS, como exemplo.

O deputado explica que o objetivo da proposição visa principalmente proteger a saúde pública, a ecologia dos ambientes hospedeiros e a economia.

"As espécies invasoras com o transporte podem causar impactos indesejáveis a nossa região", disse.

(Fonte: O Estado do Maranhão - São Luís,MA)

Um comentário:

Floater disse...

onde os navios despejaram a agua de lastro já que não se pode afetar o meio ambiente.Qual seria a solução masi obvia?


A equipe AOCEANO - Seção Regional Rio Grande do Sul
está a sua disposição para qualquer questão pelo email
aoceano.rs@aoceano.org.br