quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Ministérios lançam edital inédito para produção de biodiesel de microalgas

Os ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Pesca e Aqüicultura (MPA) acabam de publicar, no Diário Oficial da União, o primeiro edital para seleção de projetos de pesquisa que contemplem a aqüicultura e uso de microalgas como matéria-prima para a produção de biodiesel. Ao todo, serão repassados R$ 4,5 milhões por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT).

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas On-line. Serão admitidos projetos que englobem todo o processo de produção e transformação nos seguintes temas: desenvolvimento de técnicas de cultivo de microalgas de baixo custo e que visem a produção de óleo como matéria prima para a produção de biodiesel, estudos de potencial de cepas de microalgas, avaliação da viabilidade econômica do processo global do cultivo à obtenção de biodiesel, processos mais econômicos e eficientes do que os convencionalmente usados para a coleta de microalgas e extração do óleo para a produção de biodiesel, entre outros.

A data limite para submissão das propostas é 25 de setembro. Os resultados serão divulgados no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet a partir de 27 de outubro. Os primeiros projetos começam a ser contratados a partir de 1 de dezembro deste ano. Outras informações podem ser obtidas através do site: http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/48947.html.

Fonte: Informativo AOCEANO - Peixe Miúdo 39

Nenhum comentário:


A equipe AOCEANO - Seção Regional Rio Grande do Sul
está a sua disposição para qualquer questão pelo email
aoceano.rs@aoceano.org.br