quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Inpe firma acordo com instituto francês para disponibilizaçã o de imagens dos satélites Cbers, Spot e Envisat

Por ocasião da visita do presidente francês Nicolas Sarkozy ao Brasil, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Institut de Recherche por le Développement (IRD) firmaram um Memorando de Entendimento para ampliar e aprimorar a cooperação mútua em áreas específicas da ciência, tecnologia e inovação espaciais.

Gilberto Câmara e Michel Laurent, respectivamente diretores do Inpe e do IRD, participaram da solenidade em que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy assinaram acordos bilaterais, no final de dezembro no Rio de Janeiro.

Em breve, através de suas estações de sensoriamento remoto instaladas em Cuiabá e Cayenne, na Guiana Francesa, Inpe e IRD irão disponibilizar imagens dos satélites Cbers, Spot e Envisat para o desenvolvimento de pesquisas na área de monitoramento de florestas tropicais.

O memorando pretende promover o acesso livre a dados de satélites; ampliar o conhecimento científico e a capacitação com o intercâmbio de estudantes, pesquisadores e técnicos; e cooperar, no interesse comum, para compreender e solucionar problemas sobre o uso do sensoriamento remoto para o desenvolvimento sustentável e pacífico.

Para isso, os institutos brasileiro e francês devem promover a compatibilidade nos processos de coleta, análise, arquivamento e disseminação de informações ambientais, para que os dados possam ser facilmente acessados, analisados e integrados.

+Informações
www.ird.fr

Leia mais sobre: Imagens de Satélite

Nenhum comentário:


A equipe AOCEANO - Seção Regional Rio Grande do Sul
está a sua disposição para qualquer questão pelo email
aoceano.rs@aoceano.org.br