terça-feira, 24 de agosto de 2010

Gerenciamento costeiro


O Laboratório de Gerenciamento Costeiro da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) lançou durante o CBO’2010, o Praia (Protocolo de Avaliação de Estudos de Impacto Ambiental), uma ferramenta online inédita para auxiliar analistas ambientais, órgãos de licenciamento ambiental e tomadores de decisão na elaboração e acompanhamento de análises na área.
O objetivo é que os estudos de impacto ambiental passem a se orientar pela nova ferramenta. “Ela é um grande check list”, explica o coordenador do projeto, professor Paulo Roberto Tagliani, responsável por ministrar o curso técnico Método de Análise de EIA/RIMA(s), no qual foi apresentada a iniciativa. Pelo Protocolo Praia, já em processo de obtenção de patente, o analista responde a perguntas envolvendo diferentes aspectos da avaliação, pode cadastrar mais de um projeto em análise, acompanhar o status de elaboração e remeter diretamente ao órgão solicitante o relatório.
Tagliani afirma que não há ferramentas semelhantes no Brasil e no mundo que agreguem e disponibilizem online os aspectos compreendidos pelo Protocolo Praia. O novo protocolo proporciona a padronização dos métodos de análise, segundo diretrizes da Comunidade Européia (EIA/EIS Review 2001). O Protocolo Praia está disponível para os interessados nas versões Português e Inglês. Mais informações sobre a ferramenta e sobre como se cadastrar podem ser obtidas pelo telefone 53- 3233-6506 ou pelos e-mails docasmus@furg.br e paulotagliani@furg.br

Nenhum comentário:


A equipe AOCEANO - Seção Regional Rio Grande do Sul
está a sua disposição para qualquer questão pelo email
aoceano.rs@aoceano.org.br