quinta-feira, 21 de agosto de 2008

AOCEANO - Vista a Camisa!!!

Prezados colegas Oceanógrafos.

Primeiramente gostaríamos de parabenizar a todos pela regulamentação da profissão e desejar muito sucesso na atuação profissional.

Como todos já sabem, a oceanografia teve uma grande vitória este ano, que foi a regulamentação da profissão através da edição da Lei nº 11.760, de 31 de julho de 2008. A regulamentação foi uma conquista da dedicação e articulação de muitas pessoas na história da oceanografia brasileira, desde a criação do primeiro projeto de lei, até as articulações políticas e toda a movimentação necessária para a tramitação e sanção da lei que hoje regulamenta a nossa atuação. Neste percurso se passou por diversos momentos nos quais parecia não ser mais possível a regulamentação, e outros nos quais acreditava-se que a regulamentação aconteceria, mas algo dava errado. Foi a dedicação e a persistência de alguns colegas, somada ao estabelecimento de uma rede de pessoas parceiras da causa oceanográfica, que resultaram nesta importante conquista, e a partir deste momento, a oceanografia brasileira entra em uma outra etapa.

É sabido que a Associação Brasileira de Oceanografia atuou desde longa data e de forma contundente na busca da regulamentação da profissão. Além disso, vem sendo efetiva na realização de eventos, na divulgação da oceanografia no âmbito nacional quanto aos projetos de conservação, pesquisa de base, pesquisas aplicadas, ensino e competências profissionais, além de estar atuando efetivamente junto aos realizadores de vários concursos públicos, obtendo sucesso na abertura de vagas para oceanógrafos.

No Brasil existem atualmente aproximadamente 2043 oceanógrafos formados (este dado foi gerado pelo Fórum dos Curso de Graduação em Oceanografia do Brasil), dos quais menos de 10% é sócio da AOCEANO. A representatividade da nossa associação e o seu poder de realização depende diretamente do reconhecimento e envolvimento de cada oceanógrafo do país. Por isso, viemos através desta mensagem, convidar a cada oceanógrafo ainda não associado, que se filie à AOCEANO, dando apoio às atividades que já vêm sendo realizadas, possibilitando assim que se possa trabalhar ainda mais e melhor pela oceanografia no Brasil.

É a representatividade e o envolvimento das pessoas representadas que fortalece uma associação.

Aos colegas já sócios, destacamos a importância de se manter as anuidades em dia. Mais da metade dos sócios da AOCEANO estão atrasados com as anuidades a mais de um ano, fato que dificulta a continuidade do funcionamento da estrutura e das atividades da associação.

Também aos colegas já sócios informamos que seus números de sócio podem e devem ser usados como número de registro profissional em projetos e relatórios técnicos elaborados.

A AOCEANO-RS agradece desde já a sua atenção e conta com o seu envolvimento para que possamos tornar a Oceanografia brasileira cada vez mais forte e reconhecida.

ABRAÇOS E PARABÉNS A TODOS!

Equipe AOCEANO-RS


Associação Brasileira de Oceanografia

Seção Regional do Rio Grande do Sul

aoceano.rs@aoceano.org.br

http://www.aoceano.org.br

http://www.aoceano-rs.blogspot.com

Destacamos a importância de cada oceanógrafo se associar e colaborarem conosco na divulgação da associação entre a comunidade oceanográfica, além de manter a sua anuidade em dia. Somente com a sua participação a AOCEANO poderá ser a cada dia mais forte e representativa.

Equipe AOCEANO-RS, a sua disposição para qualquer questão.

Para encaminhar seu pedido de associação: http://www.aoceano.org.br/associe_se/associe_se.htm

Nenhum comentário:


A equipe AOCEANO - Seção Regional Rio Grande do Sul
está a sua disposição para qualquer questão pelo email
aoceano.rs@aoceano.org.br